Cadastre-se na Oni News Assine nosso RSS

Fernandinho - Uma Nova História

Uma Nova História
  • Seu sangue
  • Eu vou subir a montanha
  • Ainda que a figueira
  • Todas as coisas
  • Grandes coisas
  • Uma nova História
  • Deus tem o melhor pra mim
  • Pai de multidões
  • Fogo consumidor
  • Temos que ser um
  • Eu fui comprado
  • Faz chover (faixa bônus)

Release

Gravado ao vivo “Uma Nova História” é o quarto DVD na carreira de Fernandinho, seu repertório baseia-se nas canções do Cd “Uma Nova História” (2009) e nas canções de CDs anteriores como “Faz Chover” (2003) e “Há um Rio” (2005).
O DVD “Uma Nova História” Conta com as participações especiais de Paula e Asafe Santos (esposa e filho de Fernandinho) e também do Pastor Mano Keylo. Contém treze faixas, making-of completo, cenas das gravações em Salvador, projeções passadas no telão no dia da gravação, fotos, discografia e os clipes “Geração de Samuel”, “Faz Chover” e “Sede de Justiça”.
O Dvd “Uma Nova História” já está à venda em todas as lojas do Brasil. A distribuição é da Onimusic, a direção geral de Fernandinho e direção de vídeo de Alex Passos. Vale à pena conferir.
 

 
 

Análise

Análise do DVD Uma Nova História - Fernandinho


A Onimusic e Fernandinho lançaram no início do mês de dezembro de 2009 o DVD Uma nova história. Gravado ao vivo, o trabalho é o quarto registro áudio-visual na carreira do cantor. Seu repertório baseia-se nas canções do cd homônimo lançado em 2009, além de hinos dos discos anteriores como “Faz chover” (2003) e “Há um rio” (2005).

O culto conta com as participações de Paula e Asafe Santos (esposa e filho de Fernandinho) e também do Pastor Mano Keylo. O disco contém treze faixas, making of completo, cenas das gravações em Salvador, fotos, discografia e os clipes “Geração de Samuel”, “Faz chover” e Sede de justiça”.

Os clipes também são bem produzidos. Geração de Samuel usa recursos de animação 3d e trabalha o visual gráfico do cd gravado “para menores”. Faz chover traz recursos criativos de chroma key e possui como fundo uma encenação baseada em fatos reais. Sede de justiça conta com uma diagramação criativa alternando as imagens como se fossem notícias de jornal.

Assim como no cd, o projeto gráfico é assinado pela Quartel Design e esta visualmente muito bacana. A empresa também gerencia o site dele.

A captação e masterização foram feitas por Marquinhos (Estúdio S2), auxiliado na mixagem por Val Martins. A direção artística é de Alex Passos, a direção geral de Fernandinho e a produção executiva de Nelson Tristão (OniMusic).

Ao todo, 38 profissionais, 10 empresas especializadas em gravação de áudio, captação de vídeo, sonorização, iluminação, técnica de palco e fotografia se reuniram para tornar possível a gravação do dvd que aconteceu em julho de 2009 na Parque de Exposições de Betim – MG, e teve participação ativa do público presente estimado em vinte mil pessoas.

Assim como no cd, a gravação inicia com a empolgante pegada pop rock de Seu sangue que é uma canção de reconhecimento pela obra redentora do Senhor Jesus. Destaque para as guitarras e para a participação do público no refrão.

Eu vou subir a montanha mantém a levada roqueira do hino anterior, mas desta vez com uma atmosfera musical um pouco mais densa. O louvor faz alusão ao patriarca Moisés e mais uma vez os timbres de guitarra se destacam conduzindo o arranjo de forma envolvente.

Sua esposa, Paula Terra Santos, marca presença em Temos que ser um que prega sobre comunhão e unidade. A letra é baseada em João 17 e disserta sobre diversas frases encontradas nos outros evangelhos, como por exemplo, “Aquele que quer ser o primeiro sirva a todos”, “é necessário que Ele cresça e eu diminua”, e etc...

Fogo consumidor é uma balada folk, com uma levada britânica, que versa sobre avivamento. Muito boa.

Pai de multidões mantém a pegada do louvor anterior e versa sobre “dar frutos na vida espiritual” através do cumprimento do “Ide e pregai o evangelho a toda criatura”. Desta vez a condução feita pelo folk é auxiliado por uma bateria seqüenciada. Destaque para as intervenções melódicas realizadas por riffs de guitarra. No final Fernandinho entrega uma palavra confrontante e reflexiva sobre ser referência.

Neste ponto aproveitamos para destacar as projeções passadas no telão que fica atrás do palco que foram muito bem elaboradas.

A canção Faz chover é ministrada enquanto ao fundo é executado o clipe da música.

A faixa título, Uma nova história traz a participação de seu filho Asafe T. Santos. O louvor é alusivo ao patriarca Abraão e trata sobre esperança.

A seguir temos uma ministração cantada. Deus tem o melhor pra mim possui apenas uma frase e se apóia nas nuances de dinâmica executadas pela banda.

Grandes coisas é uma versão de sua esposa, Paula T. Santos, para o louvor “God of this city” da Passion Band. Versa sobre confiança e vem com um instrumental muito bem conduzido. Somzeira!

Outra versão desta bela música pode ser encontrada no disco “Pra que outros possam viver” do Ministério Livres para Adoras, lançado em março de 2009, também pela OniMusic.

Romanos 8:28 é a base lírica de Todas as coisas. A canção possui uma roupagem simples, porém conta com uma dinâmica cativante. Na ministração final, Fernandinho entoa, junto com a igreja presente, o hino tradicional “Tudo entregarei”.

A faixa onze vem com uma sonoridade mais balada e conta com o auxílio de um violão folk e de frases de órgão preenchendo os espaços. Ainda que a figueira proclama a suficiência de Cristo e a soberania de Deus.

Uma das músicas que mais gosto dele é Há um rio do cd “Abundante Chuva”. Pra minha “sorte” ela foi regravada neste DVD. O arranjo é 10. Muita guitarra com riffs, com licks, com solos, com overdrive, com distorção, com convenções. A letra faz compara Jesus a um rio que veio para regar o nosso deserto, trazendo vida ao que estava seco por causa do pecado.

Pra fechar o repertório temos o pop-rock, que flerta com o hard e com o new metal. Eu fui comprado é pesado e festivo e conta ainda com a participação da rapper Pastor Mano Keilo. Somzeira.

Fonte: Site Super Gospel


Newsletter

Receba em seu email novidades sobre a gravadora e nossos ministros associados.